Como medir os resultados no suporte digital?

Podemos concordar que, quando usamos uma aplicação para chegar a um destino, sabendo quantos quilómetros vamos percorrer, quanto tempo vamos demorar e se há trânsito ou acidentes, é uma solução mais eficaz do que parar na berma para perguntar a alguém, ou mesmo ter que desdobrar um mapa gigante com letras muito pequenas.

Esta analogia também serve para o marketing digital, pois convém saber para onde vamos e como está a correr o percurso. Várias disciplinas do marketing recorrem a métricas para medir eficácia e custos, mas no digital a qualidade e quantidade de informação é quase infinita.

Uma das vantagens é que podemos saber, ao segundo, a quem estamos a chegar, se somos pertinentes e se vamos “fazer negócio”. É quase perfeito. As marcas e empresas precisam das ferramentas do marketing digital para entrar e aumentar a sua presença nas plataformas digitais. Além de saber onde investir, podemos medir o retorno, para corrigir a execução do plano e investir mais em determinadas ferramentas.

Atualmente, mesmo um bom conteúdo tem pouquíssimas condições de se “espalhar” organicamente, se não for impulsionado por algum investimento publicitário. Este é o princípio da aproximação entre consumidor-marca.

O conteúdo deve ser adaptado a quem falamos e por onde falamos. É aqui que entram os dados analíticos que nos permitem guiar com GPS. Neste caso, os dados sobre a viagem são-nos dados pelos indicadores de performance, que podem ser diferentes, em função da necessidade do que procuramos ou a quem nos dirigimos.

Hoje escolhemos 5 indicadores para evitar os “buracos” na estrada e melhorar a viagem:

1 – Número de visitas ao site

É importante ter presença profissional e coerente nas redes sociais, mas não podemos esquecer que essas plataformas fazem parte de empresas que não estão preocupadas com os nossos objetivos e que podem interferir na ligação ao cliente final. Essas empresas podem e mudam frequentemente o algoritmo e a forma como se realiza a gestão das redes no que diz respeito ao crescimento orgânico.

Ainda assim, as redes sociais podem servir para trazer novos contactos para o nosso site, onde os podemos acomodar de uma forma mais eficaz, livre e duradoura.

O objetivo é o de manter uma curva ascendente e regular de crescimento nas visitas. Claro que isso não acontece num site datado, “em construção” ou lento na abertura e pouco intuitivo na navegação. Se o nosso visitante não perceber onde está nos primeiros segundos, vai procurar outros conteúdos de mais fácil acesso.

2 – Fontes de tráfego

Assim como a presença deve ser adaptada a cada canal, também devemos saber de onde surgem os nossos contactos e em que quantidade. Isso permite-nos saber qual das redes ou ferramentas é mais funcional para o nosso target.

Por exemplo, se temos poucas visitas através de  contactos orgânicos, talvez tenhamos de dedicar mais atenção à nossa estratégia SEO.

3 – Novos visitantes vs clientes habituais

Todos sabemos a diferença entre o custo de uma visita nova, em comparação com um visitante (ou comprador) recorrente.

É importante saber quantos clientes habituais temos e quanto tem custado a “aquisição” de novos interessados. Esta é uma das formas mais claras de entender a relevância do que estamos a apresentar. Saber se estamos a criar confiança, como fonte credível.

4 – Bounce

A palavra original refere-se a um ressalto No caso do  digital refere-se a quem nos visita no site, mas apenas por alguns segundos, seja porque se enganou ou porque não ficou impressionado e vemos que esta decisão demorou menos de um segundo. 

A presença digital de uma marca quer obter mais retenção e interação, pois só desta forma podemos cativar e manter o cliente.

O “bounce” pode acontecer por várias razões:

  • Estamos a atrair o público errado.
  • O conteúdo não é relevante.
  • A usabilidade do site é difícil.

A estes pontos também podemos somar o local de saída. Ou seja, por onde saíram os utilizadores quando nos visitaram. Essa página deve ser revista e analisada.

5 – Tráfego móvel

Já sabemos que a maioria das nossas visitas surge através de tráfego móvel. Por isso é essencial desenvolver sites e páginas “smartphone friendly”. Existem várias ferramentas para avaliar a usabilidade e medir a quantidade de visitas que surgem dessa fonte.

Estes são os primeiros cinco indicadores. Acompanhe a nossa página e brevemente partilhamos outros indicadores importantes para o marketing de forma a medir a performance em plataformas digitais.

6 – Custo por visita (CPV) vs lucro por visitante

A diferença entre o cliente orgânico e o cliente que nos chega através de publicidade, é o valor que nos custou essa publicidade. Tão importante como esse custo, é o valor médio de “lucro” que retiramos de cada visita/cliente.

Este lucro pode não ser apenas monetário consequência da venda de um produto ou serviço. O “lucro” pode ser a lealdade e confiança do seguidor, sendo um potencial angariador de outros novos seguidores por referência.

Quando o lucro é superior ao custo de captação por cliente, a equação é positiva. Mas quando a balança inverte há que perceber rapidamente o que está a falhar na retenção. Mais uma vez convém separar estas chegadas ao site pelos diferentes canais e perceber quais são os mais eficazes.

7- Custo por conversão

Além do lucro consequente de uma visita, temos de considerar o custo de conversão. 

Em primeiro lugar temos de identificar o que é uma conversão. Para muitas empresas será uma encomenda, mas para um particular ou negócio unipessoal pode ser a recolha de um contacto qualificado.

Este custo deverá ser baixo, para não comprometer o lucro no plano de negócios. há que ter em atenção que podemos ter muitas conversões, mas se tiverem um custo muito alto, pode estar a comprimir margens do negócio.

8 – Taxa de engagement

As marcas lutam por criar um laço, uma ligação (engagement) com os consumidores, num mundo em que a fidelidade e lealdade aos produtos é muito tênue. Quem consegue contrariar esta superficialidade é Rei.

Nas plataformas digitais, entende-se engagement quando o seguidor interage com o conteúdo, reage aos pedidos de ação, carrega nos links e acaba por responder a um pedido de contacto. Este percurso do cliente é o mundo ideal… E o mundo ideal não acontece só nos filmes da Disney.

9 – Número de seguidores nas redes sociais

Para atrair seguidores para o funil de compra podemos – e devemos – usar as redes sociais. Nestas plataformas devemos analisar o número de seguidores e as diferenças de performance entre elas.

Para alguns produtos ou conteúdos a rede ideal pode ser o Linkedin – mais profissional – , como para outros pode ser o Instagram – com maior cariz de entretenimento. Também devemos medir a quantidade de seguidores e interações que surgem por rede social.

10 – Avaliar

Tão importante como todas as métricas, é a avaliação dos dados a meio caminho, para perceber a necessidade de alterações. Acumular informação não basta e não é eficaz. Outro dos benefícios do marketing e comunicação digital é que as alterações podem ser feitas ao minuto e tem efeito imediato.

A quantidade de informação que as redes têm sobre os seus utilizadores é tanta, que a segmentação pode ser cirúrgica e a margem de erro muito reduzida.

Agora que sabe o que deve ter em atenção nas métricas de desempenho da presença em suportes digitais, pode avaliar melhor uma tendência, comportamento ou variável de negócio, permitindo avaliar o desempenho de qualquer ação de marketing.

O melhor de Cannes

O melhor de Cannes

Macarons, leões e as marcas A comunicação e as mudanças de paradigmas ocorrem todos os dias, talvez pela velocidade das interações digitais ou a multiplicidade da criação e interação em toda sua premissa. Mas sem dúvidas para qualquer profissional de comunicação ou...

ler mais
Crónica da inovação

Crónica da inovação

Tão inovador quanto andar para trás Este documento não é secreto! Não tem como objetivo divulgar os segredos de Estado ou dizer que os aliens existem. E sim, expressar um ponto de vista sobre a nossa profissão e os desafios e soluções para o nosso mercado. Se é um...

ler mais
Conversar
1
Escanear o código
Olá, como posso ser útil?